quarta-feira, 6 de maio de 2009

É hora de voltar

Chega de moleza!
Post de regresso é sempre bom, não é mesmo meus leitores?
Pois é, o afastamento foi necessário, bastante benéfico e instrutivo. Agora devo compartilhar com vocês um pouco do aprendizado!
Esse post é mais para dar um 'olá' e dizer que estão acontecendo zilhões de coisas fora do limbo principalmente, no universo artístico e cultural paulistano.
O que aconteceu mais recente???
A tal da Virada Cultural.
Já falei muito mal da Virada por aí, sentei a lenha sem dó e sem piedade, mas era necessário afinal, a Virada merece ser "caceteada". Nunca fui e nem preciso ir para saber que algo nele cheira muito mal, é um evento com um aroma peculiar, uma mistura de maconha com uréia que me dá nojo.
Do lado de quem deu o show havia algumas propostas interessantes, incluem-se as propostas francesas (bancaram parte do evento e contribuiu de forma satisfatória na parte artística). Do lado dos organizadores...isso inclui o governo, não é? Deixa a organização pra lá. Por parte de quem assistiu, gostaria de saber o número exato de pessoas que realmente, puderam assimilar algo de bom de tudo o que houve, quantas enriqueceram culturalmente? Creio que menos que 1%.
Eu sou contra eventos como a Virada Cultural. Radicalmente contra. Grande parte da população brasileira não está preparada para este tipo de evento. Ela não tem educação, não entende nada de Arte e vai para este tipo de "encontro" com o intuito de extravasar toda sua selvageria (urinar, defecar e vomitar em vias públicas, manter relações sexuais em público, assaltar, fazer tráfico e uso de entorpecentes, embriagar-se, zurrar como feras.....para resumir, uma série de atos próprios das bestas).
Se a intenção é empregar o dinheiro público em cultura, existem outras formas. A Virada Cultural não serve nem como exemplo de Panis et Circensis. A Virada é dois dias e o Panis et Circenses dos Césares era de 185 dias e contava com a presença do Imperador. Para pão e circo a Virada é muito fraca.
É muito bom saber que já passou.
O calendário cultural segue e reservarei alguns dos próximos posts para comentar os eventos mais interessantes, na minha honesta opinião, é claro.

Vida longa a este Blog!