quarta-feira, 6 de maio de 2009

É hora de voltar

Chega de moleza!
Post de regresso é sempre bom, não é mesmo meus leitores?
Pois é, o afastamento foi necessário, bastante benéfico e instrutivo. Agora devo compartilhar com vocês um pouco do aprendizado!
Esse post é mais para dar um 'olá' e dizer que estão acontecendo zilhões de coisas fora do limbo principalmente, no universo artístico e cultural paulistano.
O que aconteceu mais recente???
A tal da Virada Cultural.
Já falei muito mal da Virada por aí, sentei a lenha sem dó e sem piedade, mas era necessário afinal, a Virada merece ser "caceteada". Nunca fui e nem preciso ir para saber que algo nele cheira muito mal, é um evento com um aroma peculiar, uma mistura de maconha com uréia que me dá nojo.
Do lado de quem deu o show havia algumas propostas interessantes, incluem-se as propostas francesas (bancaram parte do evento e contribuiu de forma satisfatória na parte artística). Do lado dos organizadores...isso inclui o governo, não é? Deixa a organização pra lá. Por parte de quem assistiu, gostaria de saber o número exato de pessoas que realmente, puderam assimilar algo de bom de tudo o que houve, quantas enriqueceram culturalmente? Creio que menos que 1%.
Eu sou contra eventos como a Virada Cultural. Radicalmente contra. Grande parte da população brasileira não está preparada para este tipo de evento. Ela não tem educação, não entende nada de Arte e vai para este tipo de "encontro" com o intuito de extravasar toda sua selvageria (urinar, defecar e vomitar em vias públicas, manter relações sexuais em público, assaltar, fazer tráfico e uso de entorpecentes, embriagar-se, zurrar como feras.....para resumir, uma série de atos próprios das bestas).
Se a intenção é empregar o dinheiro público em cultura, existem outras formas. A Virada Cultural não serve nem como exemplo de Panis et Circensis. A Virada é dois dias e o Panis et Circenses dos Césares era de 185 dias e contava com a presença do Imperador. Para pão e circo a Virada é muito fraca.
É muito bom saber que já passou.
O calendário cultural segue e reservarei alguns dos próximos posts para comentar os eventos mais interessantes, na minha honesta opinião, é claro.

Vida longa a este Blog!

14 comentários:

  1. É verdade. Essa virada parece com o carnaval de Olinda...É bom de longe.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos,

    Realmente, talvez ela seja feitas para ser vista de longe!
    Estive aprofundando as reflexões sobre ela e constatei que ela é um prato cheio para antropólogos, sociólogos, psicólogos, essa gente que gosta de estudar o comportamento dos homens e da sociedade.
    Carlos, obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  3. Que delicinha de texto! Regresso é sempre bom =)
    beijinhosss

    ResponderExcluir
  4. Olá Renne!

    Que bom te ver por aqui!
    Seja Bem-vinda!
    Apareça sempre!

    ResponderExcluir
  5. Me parece que somos dois. Voltando após um longo tempo fora do ar.
    Hoje parece um dia feliz, encontrei alguns blog inspiradores, como o teu por exemplo. Fica ai, não vá fugir, ta bom?
    Um abraco

    ResponderExcluir
  6. Vinda longa! Que bom que recebeste meu recado! Fico feliz e percebi que tuas palavras vem do coração! Pois é, deletei tudo agora estou juntando os pedacinhos e recomeçando denovo, mas a vida é assim mesmo, agente cai e levanta e segue cantando a mesma canção...(nossa, de onde tirei isso?) ;-)


    Um grande abra;o e te aguardo com materiais novos neste blog!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, é claro que adoro artes abstratas! gostaste do meu portfolio? que legal! pois é, estou longe do brasil tem alguns anos, mas sempre que posso me mantenho informado sobre o movimento cultural do nosso querido Brasil. Deves mostrar teus trabalhos menina!

    E sim, parece impossível num tempo em que cada um está tão preocupado com si mesmo, em formar uma rede de pensadores... é muito frustrante deixar um contato e a pessoa simplismente agrader pela visita em retorno. Mas nao desistirei, embora tenha muito pouco tempo para dedicar a internet, procuro ser o mais ativo e participativo quanto posso, e tua presença é essencial, portanto minha querida, vamos sim, formar uma rede de pensadores! Topas?


    Um beijo grande da Nova Zelandia!
    Ricardo

    ResponderExcluir
  8. Ah, visitei teu Flickr e adorei as fotos. infelizmente eu nao posso deixar cpmentarios, pois nao sou membro, na verdade, nao mais....tinha uma conta, mas resolvi manter um blog, pois quase nao consigo dar conta dos meus sites!!!! (risos)


    Estarei de olho, qualquer coisa, nos falamos via comentarios, ok?
    um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Well, well, well...
    Longe de mim ir contra tal opinião, mas sendo de São Leopoldo (região metropolitana de Porto Alegre) devo dizer que sinto falta de tais eventos por aqui. Concordo que a selvageria torna-se "figurinha carimbada" nesse tipos de eventos. Penso também que a educação do povo é algo que deve ser construida pouco a pouco. Eu acompanhei apenas um show da virada cultural de São Paulo, o da Maria Rita. Confesso que o ambiente (visto através das lentes de uma câmera) pareceu algo onde eu jamais colocaria os pés. Minha humilde opinião: um evento bem intencionado sem um público alvo.
    Depois de tanto enrolar, acabo por concordar contigo.
    Deveria ser algo mais focado.

    Abraços.
    Sem mais,
    DK southern

    ResponderExcluir
  10. Olá DK southern,

    Minhas opiniões geralmente, são muito duras, mas são sinceras.
    Ao meu ver os eventos culturais são mau gerenciados.
    Seria muito melhor que fizessem um evento assim para um público alvo, teriam menos chances de errar.
    Alguns dias atrás houve a Virada Cultural em outros municípios paulista. Sinceramente, eu nem fui saber como foi! Quando você ouve o Governador do Estado se vangloriando com o evento, logo começa a sentir o cheiro de política cultural eleitoreira....isso tudo me deixa zomza de raiva.
    A Virada Cultural traz atrações muito boas, só que tudo que é bom acaba sendo sufocado pela má organização, divulgação porcamente realizada, problemas de segurança (fiquei sabendo de pessoas que foram para Virada e voltaram sem celular, sem carteira, houve aquelas que sofreram assédio sexual). Esses fatos ruins se agrupam e fazem sombra a tudo que o evento tem de bom.
    A Virada Cultural só daria certo se, por traz dela, houvesse um programa cultural sério. Se você que levar 'o povo' para esse tipo de evento, ele deve ser preparado antes, e isso leva tempo. Há que haver uma forte união entre Educação e Cultura.
    São coisas que requerem um grande planejamento. Não é fácil acertar uma equipe que dê certo, as vaidades tem de ser postas de lado - em se tratando de educação e cultura, tem muita gente nessas áreas que não estão nem um pouco dispostas a deixar suas vaidades de lado - há que ter em mente que o trabalho será árduo, é muita dor de cabeça, tem que ter paciência, enfim não é simple, mas não é impossível.
    Se as coisas fossem feitas de forma séria em São Paulo, poderíamos dar o exemplo para os outros estados da federação. Mas quem está interessado em fazer isso? A maioria só pensa nos trinta dias, nas eleições e o povo que se lasque!

    ResponderExcluir
  11. well, well, well...
    Eu não consigo entender esse negócio de vaidades, realmente não consigo entender como isso funciona! Acredito que trabalho em equipe deve ser feito em equipe e os creditos são para a equipe. Não entendo o faz uma pessoa entrar em uma equipe para ter como objetivo uma fútil vaidade. As pessoas que entendem de cultura, de longe, conseguem perceber esse tipo de coisa. Logo, em uma virada cultural, ao subir no palco, o político sabe que, para os entendidos, ele está "pagando king kong". Partindo disso, os mais evoluidos, percebem a deturpação. O objetivo dessas viradas culturais é dar entretenimento ao populacho. Na época da eleição, o populacho, vota no deturpador demagogo.

    Adorei-te!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  12. Olá Moça! Achei muito legal o teu blog. Marquei ele aqui nos meus feeds para ser avisado quando houver atualizações. É sempre bom escrever, tenho feito isso um pouco. Mas tenho curtido um pouco mais desenhar. Sucesso! Abraços

    ResponderExcluir
  13. Comemorando o 7 de Setembro

    Me desculpem os leitores que já se manifestaram por repetir a mensagem.

    Aproveitando a idéia da Passeata Virtual Fora Sarney, faço aqui a sugestão de que no dia 7 de Setembro de 2009, façamos outra passeata virtual, nos organizando desde já.

    Esta passeata, como a Fora Sarney, começaria no seu computador e terminaria em vários pontos:

    Na presidência da República, No Congresso Nacional, No Supremo Tribunal Federal, na Procuradoria Geral da União, na Assembléia Legislativa de seu estado, no Palácio do Governo do seu estado, na Câmara de Vereadores de sua cidade e na Prefeitura de sua cidade.

    A idéia é enviar o maior número possível de emails de protesto contra a situação atual, da falta de ética, de moral, de honestidade de nossos governantes e parlamentares.

    Denunciaremos o governo federal por agir a margem da lei com a campanha eleitoral antecipada, o que é ilegal, e exigindo, como cidadãos, que fossem tomadas as devidas providências.

    Os e mails seriam mandados para os seguintes enderêços:

    Senado Federal: Alô Senado http://www.senado.gov.br/sf/senado/centralderelacionamento/sepop/?page=alo_sugestoes&area=alosenado

    Câmara Federal: Fale com o deputado: http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/faledeputado

    Supremo Tribunal Federal – Central do Cidadão - http://www.stf.jus.br/portal/centralCidadao/enviarDadoPessoal.asp

    Procuradoria Geral da União - pfdc@pgr.mpf.gov.br

    Presidência da República – Fale com o Presidente - https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php

    Gostaria de ter a opinião dos leitores com relação a idéia.

    ResponderExcluir

Entre no jazz! Expresse você também seus pensamentos.